Conheça os Tipos de Shampoo

Postado em Beleza por

Quando faço um post sobre cuidados com os cabelos ou uma resenha de shampoo sempre comento sobre o tipo, a textura,  a cor e como ele age nos fios. Mas geralmente acabo falando  rapidamente e como algumas pessoas não sabem distinguir os diferentes tipos de shampoos resolvi fazer esse post. 🙂

Na hora de escolher seu shampoo é importante saber o que seu cabelo precisa, se é hidratação, limpeza profunda, definir os cachos, baixar o frizz.  Já que encontramos uma grande variedade de shampoos nas prateleiras  e a escolha errada por deixar seu cabelo pesado, com aparência oleosa ou extremamente seco.

Existem quatro tipos básicos de shampoo , nesse post vou mostrar para você como identifica-los,  quais suas funções e os benefícios que  a escolha certa trás para nossos fios.

Os 4 principais tipos de shampoos são:

  • Transparente: Geralmente transparente ou levemente colorido como um detergente. É indicado para cabelos oleosos ou mistos. Limpa os fios, é bastante adstringente e prepara o cabelo para receber um shampoo mais hidratante.  Pode ser usado em cabelos com química, pois não é tão agressivo como o anti resíduo.
  • Anti  resíduo: Indicado para uma limpeza mais profunda nos fios e couro cabeludo, o ideal é usar a cada 15 dias e antes de uma hidratação. Ele abre as cutículas dos fios e prepara o cabelo para receber produtos nutritivos.
  • Leitoso: É o mais hidratante, deve ser aplicado depois que o couro cabeludo e os fios foram limpos com o shampoo Transparente ou Anti resíduo.  Os cabelos secos ou que passaram por químicas são os que melhores se adaptam com o Shampoo Leitoso.
  • Translúcido: Costuma ser perolado, limpa mais os fios que o Leitoso e menos que o Transparente. É um intermediário dos dois e indicado para uso diário e  cabelos normais.

Na hora de lavar os cabelos  é legal usar dois tipos de shampoo.  Na primeira lavagem passe um Transparente para limpar bem os fios, até sentir o cabelo fazer aquele barulhinho de cabelo limpo ( heinc heinc) e logo  em seguida escolha um shampoo de tratamento (cabelo liso, cacheado, hidratação, brilho etc),  Translucido ou Leitoso. Isso fará que seu cabelo depois de limpo receba hidratação e fique macio.

É muito importante não esquecer do condicionador. Sempre da metade dos fios para as pontas, nunca próximo a raiz.  Ele fecha a cutícula dos cabelos ajuda a manter macio e fácil de pentear.

Esses são algumas dicas básicas que vocês devem saber na hora de escolher seu shampoo nas prateleiras.

Gostaram?

 

Beijos Sussu

10 Comentários em Conheça os Tipos de Shampoo

  1. Phaola

    13/2/2012 às 08h48

    Nossa, lavo meu cabelo com shampoo errada entao =\ Valeu pelas dicas! Bjs

    Responder
  2. Letícia

    13/2/2012 às 10h21

    Ótima dica!
    Ufaaa, estava fazendo certo! 😉

    bjs

    Responder
  3. Fernanda L

    14/2/2012 às 13h59

    Oi sussu, não sei se você lembra de mim, sempre passava por aqui, ai fiquei meio sumida desse mundo dos blogs e agora voltei com tudo! E o teu blog continua ótimo!
    Beijão

    Responder
  4. Nathalia

    19/2/2012 às 16h15

    E qual a diferença do shampoo normal e o leitoso?

    Responder
  5. Pri Oliveira

    22/2/2012 às 19h43

    Óóótimas dicas.. não fazia ideia de que tinha diferença pela textura/cor do shampoo.
    Lendo e aprendendo 😉

    Responder
  6. Diana Santana

    6/3/2012 às 14h43

    Adorei seu blog, e essas dicas são otimas 🙂 Vou estar sempre por aqui.
    Bjãao, e sucesso pra vc viiu 🙂

    Responder
  7. Carla Toledo

    26/4/2012 às 14h21

    Oi Suzana, adoro seu blog, mas é a primeira vez que comento.

    Estou fazendo uma indicação lá no blog pra este post amanhã e usei a figura do post pra indicar. Espero que não se incomode.

    Bjs!

    Responder
  8. virginia

    26/4/2012 às 14h23

    muito bom!!

    Responder
  9. livia

    6/6/2012 às 12h38

    muito boom! fiz esse processo e ameeeii!!meu cabelo ficou maraaaa

    Responder
  10. ilana oliveira

    23/6/2012 às 16h11

    NOSSA ADOREI !!!!!!!!!! NEM IMAGINAVA QUE ESTAVA USANDO UM SHAMPOO ERRADO TOTALMENTE. OBRIGADO PELA DICA DE SHAMPOO

    Responder

Deixe um comentário