Linha visual e marca

Postado em Comunicação por

Bom garotas de plantão. Esta semana a Suzana não pegou no meu pé, pois estava batendo pernas com suas compras e fofocas… rs. Não é dona Suzana!!!!!!! Isso foi bom porque assim ela me deixa menos pressionado para escrever.

Hoje vou falar sobre “linha visual” e “marca”. Primeiro não vou ficar aqui dando definições acadêmicas do que é uma linha visual, pois alguns designers pré-formados dirão… “Isso é identidade visual” – “Não seu otário… isso é linguagem visual” – “ De jeito nenhum… Você não esta vendo que isso é comunicação visual”… e bla bla bla…. O mesmo problema de sempre. “Conceitos e mais conceitos”. E não é disso que quero falar.

O que realmente importa é que dentro de um sistema de comunicação, e tome o blog como um sistema, sempre irá existir o emissor e o receptor. O que isso quer dizer? É que sempre você estará se comunicando com alguém e sempre este alguém estará ouvindo e compartilhando esta informação. Se a comunicação for de mão única você só fala e a pessoa só escuta, ou o contrário. Agora se for de mão dupla, ai sim… Você fala, a pessoa escuta – a pessoa fala e você escuta… Simples não?

Mais ou menos quando você e seu namorado estão romanticamente abraçados e você diz… “Sabe, namorado, eu tenho algo a dizer e é importante: – Eu te amo!” Ai vem aquele silêncio mortal… Onde seu namorado vai ficar pensando por alguns segundos mortais o que ele irá responder na seqüência da sua frase mortífera. Porque se ele responder algo que você não espera ele é um homem mortalmente morto.

Ai com toda sutileza de um romântico ele responde: “Eu também te amo minha namorada linda e gracinha!”. Pronto! A comunicação funcionou perfeitamente, viu?! Você falou – a pessoa escutou – na seqüência dos segundos mortais a pessoa respondeu – você escutou e todos saíram felizes para o casório.

Ok, mas onde entra a linha visual nisso?… Então. Escolher uma linha visual é mais ou menos como a conversa que você e seu namorado tiveram. Tem que casar certinho com a proposta da comunicação. Imaginem um blog que fala de finanças, e sua linguagem visual é repleto de florzinhas e borboletinhas. Você acha que dentro da proposta de atingir um público de finanças este blog vai ter sucesso?  Acho difícil…

Estas sujeiras no meio da comunicação chamamos de “ruídos”. O ruído na linguagem visual dos blogs acontece quando uma menina, por exemplo, ama flores… E lota o layout dela com tantas flores que fica impossível reconhecer o que é flor ou o que é sujeira.

Então ai vai o toque… Quando forem criar uma linha própria para seu blog sigam uma linha visual apropriada que não agrida os olhos do internauta. Dicas:
• Não misturem cores demais. Usem no máximo duas ou três e brinquem suas nuances;

• Evitem os exageros nos detalhes. Muitos detalhes deixa o internauta tonto;

• Existem mais de 30 mil fontes da net, mas não precisa usar todas no seu blog;

• Não é aumentando o logotipo que você consegue maior visibilidade;

• Coisas espalhadas no blog e fotos de tamanhos diferentes distraem demais o internauta;

• E por último…. Pelo amor do seu namorado romântico… Evitem usar musiquinhas e gifs de bonequinhas lindinhas que saem pulando e soltando estrelinhas, porque isso faz com que sua linha visual pareça infantil.

Outra coisa… Não se enganem achando que a marca é um logotipo, pois não é. A marca é o “todo” da sua linguagem visual e não apenas o logo. Normalmente é o logotipo que “puxa” todo o restante da linguagem, por isso uma atenção especial a ele, ok.

E lembrem-se… Uma linha visual depende do público que você quer atingir, mas nem sempre o público simpatiza com sua linha visual, por isso uma regra simples para aquelas que estão começando… SEJAM SIMPLES. Não floreiem, não enrolem, não queiram ser bonitinhas e fofinhas, pois o internauta não é burro… E se ele não gostar do que viu, ele tem o poder de falar que seu blog é ruim e todos concordarem… A simplicidade de uma linha visual funciona até para blogs que falam de heavy metal.

Alguns exemplos de simplicidade.

http://www.elegantthemes.com/

http://graphpaperpress.com/2008/06/02/f8-lite-portfolio-theme-for-wordpress/

http://webrevolutionary.com/sharpfolio-demo/

Acho que é isso meninas… Semana que vem falo sobre “o que escrever e como escrever…”

26 Comentários em Linha visual e marca

  1. Rebeca Doherty

    3/5/2010 às 16h40

    Como sempre adorei o post do Ricardo! Mas dessa vez gostei mais pq estou justamente nesta parte da minha “feitura do blog” rsrs
    Nossa, eh muito dificil, sei o q quero mas ao mesmo tempo não sei de nada e acho q sempre ta ruim rsrs
    Posso aceitar aquela ajudinha que vc e a Suzana ofereceram no outro coment?? rsrs Como faço pra falar com vcs? 🙂
    bj

    Responder
    • Ricardo Maruo

      3/5/2010 às 17h24

      Comentário resposta para Rebeca Doherty

      Oi Rebeca. “feitura do blog” vou guardar no meu dicionário bloguestico… rs. Pode deixar que entro em contato com vc.
      Bjs

      Responder
  2. Mariana Sullivan

    3/5/2010 às 16h55

    Adorei o post Ricardo, é a primeira vez que passo por aqui, mas vou entrar sempre agora. Adorei as dicas!!! 😉

    Responder
  3. Karla Scoparo

    3/5/2010 às 16h59

    Nossa, esses posts do Ricardo veem bem a calhar… estou tb nessa fase de iniciação do blog, li todos os posts dele aqui e esse agora me pegou!
    Acho que exagerei nas cores… adoooro cores… rs
    Gostei tanto dele assim! rs
    Se puder da uma opinião, vc e a Sussu, agradeço!
    bjos

    Responder
    • Ricardo Maruo

      3/5/2010 às 17h33

      Comentário resposta para Karla Scoparo

      Oi Karla. Então… vi seu blog e não está exagerado não. As cores do topo mostram as cores diferentes dos esmaltes. Se puder organizar em uma sequência de claro para o escuro fica mais simples e melhora.
      Agora quando vc começa a ler o template, veja que sempre começa como se fosse uma revista, quer dizer, da esquerda ( no topo) para direita (na base) e no seu template o que vemos nesta sequencia é o flicker e o Twitter. Se vc quser que o internauta te sigam no flicker e no twitter é uma boa estratégia, agora se vc quiser que o internauta leia primeiro seu post aconselho a mudar seu template para duas colunas com o post antes das outras informações.

      Bjs

      Responder
  4. Fernanda

    3/5/2010 às 17h01

    Gostei do post *-*’ 😀

    Responder
    • Ricardo Maruo

      3/5/2010 às 17h35

      Comentário resposta para Fernanda

      Obrigado Fernanda. Muito bom a idéia das entrevistas no blog. Parabéns!

      Bjs

      Responder
  5. Sussu

    3/5/2010 às 17h15

    La vem vc com a historinha que ue preciono!!Maior balela isso, eu so pergunto gentilmente se vai demorar mto p fazer o post!!hahahhaha

    Mas vamos ao que interessa, esse post esta OTIMO!!
    Concrdo com tud que vc disse e para fazer o meu blog pensamos em tudo isso, né?! Nada de poluição visual!hehe

    A historia dos namoradenhos é engraçada hein!!
    “Sabe, namorado, eu tenho algo a dizer e é importante: – Eu te amo!” Ai vem aquele silêncio mortal..”
    Isso é f. hein!!! rsrsrs
    Agora a resposta foi pior: “Eu também te amo minha namorada linda e gracinha!”.
    Gracinha?! q coisa de vô!!hahah

    Bom, as dicas que vc deu são essenciais, espero que meninas leem todo o post,entre nos links e tirem proveito de todas a informação!!

    Beijos Sussu

    Responder
    • Ricardo Maruo

      3/5/2010 às 17h41

      Comentário resposta para Sussu

      Veja bem… gracinha é um modelo sutil de dizer que a menina está pegando pesado entendeu…rs.

      Pois é né… Espero mesmo que elas aproveitem. Acho importante passar a informação. Com isso todos aproveitam e todos crescem.

      Bjs

      Responder
  6. Rebeca Doherty

    3/5/2010 às 17h32

    Hahahah isso eh coisa de vó né?(pelo menos da minha rsrs) palavras esquisitas que depois de tanto ouvir se tornam normais kkkk
    Fico aguardando então!! brigada!!!

    Responder
    • Ricardo Maruo

      3/5/2010 às 17h43

      Comentário resposta para Rebeca Doherty

      Tudo bem… acho que todos deveriam ter um dicionário particular e portátil nas mãos… Como dizia uma frase antiga. Se alguém algum dia falou é porque esta palavra existe…rs.

      Bjs

      Responder
  7. Mara_e_Cris

    3/5/2010 às 19h42

    Socorro Ricardo…
    Se eu estava perdida agora então endoidei…
    Como vc mesmo disse, “temos que prezar pela linha visual” eu queria uma dica: se vc fosse começar um blog agora, qual site (gratuíto) sobre blog eu deveria escolher? Acho que minha opção pelo WORDPRESS não foi das melhores…
    Socorro Ricardo…

    Responder
    • Ricardo Maruo

      3/5/2010 às 19h57

      Comentário resposta para Mara_e_Cris

      rsrsrsrs… calma ae Mara. Nao é ruim não… achei até legal o template que esta usando. O único problema é que… O template é bonito, mas não é funcional… Por isso esta desesperada… rs. Tenta ver se consegue encontrar algum template interessante neste site. http://www.smashingmagazine.com/2007/02/09/83-beautiful-wordpress-themes-you-probably-havent-seen/ . O único problema e disse isso a Rebeca tbm é que vc vai ter que saber mexer no código css para alterar alguma coisinha no template. Ou encontra algum amigo que saiba fazer isso… Pq as estruturas dos templates são praticamente as mesmas… Com o template nas mãos vc passa ao estudo da sua linha visual.

      Bjs

      Responder
  8. Karlla Renata

    3/5/2010 às 21h59

    Olá Ricardo, adorei teu post e concordo plenamente em relação aos exageros, odeio blog com musiquinha nao tem coisa mais chata rs rs

    Beijoa, Karlla

    Responder
    • Ricardo Maruo

      3/5/2010 às 22h15

      Comentário resposta para Karlla Renata

      Karlla… Achei muito legal seu blog novo. Esta de Parabéns! Não dá para colocar uma cor um pouquinho mais escura no box da esquerda? Pq o verde clarinho esta sumido… Mas está ótimo. Sua foto tbm ficou bem melhor.
      Agora é correr atrás da audiência hem… E sem moscas.

      Bjs

      Responder
  9. Karlla Renata

    3/5/2010 às 22h26

    Opa Ricardo que bom que você gostou, que cor você acha que fica legal? A cor original era rosa pink mas ficava meio “ardido” rs eu andei mexendo na configuração e troquei algumas cores, enfim arrumei várias coisas que eu nao gostava no template quando baixei ele da net, que bom que ando acertando.
    Rumo a liderança rs

    Beijo, Karlla

    Responder
    • Ricardo Maruo

      3/5/2010 às 22h50

      Comentário resposta para Karlla Renata

      Agora sim Karlla, tá bem melhor. Então Karlla… Das duas vc escolhe uma. Ou você pode clarear um pouco todo o fundo do blog e deixar os verdes dos links um pouquinho mais escuro, ou você escurece mais o fundo e troca a cor do post para um bege claro e deixa o verde do jeito que esta. Mas de resto esta certinho… Só toma cuidado com as imagens, tenta padroniza-las para um único tamanho senão elas ficam dançando, umas do lado outras no centro.

      Próximo passo é a prospecção hem…

      Bjs

      Responder
  10. Yokohama

    3/5/2010 às 23h10

    ” Evitem usar musiquinhas e gifs de bonequinhas lindinhas que saem pulando e soltando estrelinhas, porque isso faz com que sua linha visual pareça infantil.” – tem como transformar isso em lei? Tem blog que quase me mata do coração com música (e com 10 abas abertas no navegador é um desastre) e já vi blogs com tantos gifs que é difícil até esperar a página carregar! 😛

    Responder
    • Ricardo Maruo

      3/5/2010 às 23h25

      Comentário resposta para Yokohama

      Rsrrsrsrs.. Poderiamso implementar uma lei nacional de proibições de gifs da disney e estrelinhas e com musiquinhas de teclados infantil… Assim o mundo da internet seria muito mais bonito… rs.

      Bjs

      Responder
  11. eFe

    4/5/2010 às 20h24

    bem critico o amigo ehm?
    hahah mas tem razão
    se o blog nao te interessar vc tem a livre opção de fechar a janela!

    tb concordo com a parte de mil glitters e coisinhas pulando e etc……hahah

    é impressao ou esta dando palpites sobre os blogs?
    hêhê o q vc achou do meu?

    bjokas

    Responder
    • Ricardo Maruo

      4/5/2010 às 22h04

      Comentário resposta para eFe

      Oi F.

      Crítico não… Creio q todos tem o livre arbítrio de fazer o que quiserem com suas linhas visuais. O único ponto q comentei no post é que sempre existiram os “outros”. Sei q “os outros são os outros e só” como dizia o Kid Abelha. Mas na net quando se trata de redes sociais, os outros não são só os outros… Os outros podem se tornar os nossos pesadelos…rsrsrs Ou nossa salvação. Depende da sua linguagem. E a isso incluimos a linha visual adequada.

      Sobre o seu blog, achei clean, agradável e ótimo de ler. Nada de exagero e não atrapalha o leitor. Caminho certíssimo.

      Bjs

      Responder
  12. marina

    5/5/2010 às 16h51

    Ricardo..suas explicaçóes estão ótimas..valeu !!!bjs

    Responder

Deixe um comentário